quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Noticias dos nossos irmãos no Haiti

Segue o resumo do relatório enviado por líderes adventistas haitianos aos líderes da Divisão Interamericana em 20 de janeiro de 2010. O relatório demorou, pois estavam sem comunicação.
Adventistas mortos - 522, sendo 450 jovens.
Adventistas desabrigados - 27 000.
Adventistas que perderam tudo, e estão apenas com a roupa do corpo - 12 000Adventistas feridos.
Mais de 580Igrejas completamente destruídas.
55 Igrejas parcialmente destruídas.
60Universidade seriamente danificada, e ainda recebeu, em seu campus, 20.000 refugiados.
Na igreja Central de Porto Príncipe, 300 membros morreram. Destes, 14 morreram durante o ensaio do coral, quando as paredes e o teto da igreja caíram sobre eles. Os demais membros do coro conseguiram escapar. Na Missão do Haiti do Sul, 4 escolas foram destruídas além de uma loja de livros.
No início da semana passada, a Divisão Norte Americana prometeu U$ 500 000,00, provenientes do dízimo, enquanto a Associação Geral, U$ 200 000,00, para ajudar a Igreja no Haiti. Já foram doados, pela Divisão Norte Americana, U$ 150 000,00, provenientes das ofertas, para reconstrução das igrejas, enquanto que outras Divisões, totalizaram uma ajuda de U$ 150 000,00.
Essa família adventista é maravilhosa, e o plano de Deus é sem igual! E é um privilégio participar do mesmo. Isso me faz lembrar da igreja primitiva, onde todos tinham tudo em comum! A igreja é mundial, e temos que ter essa visão, de missão global, de missão mundial. Afinal de contas, Jesus não virá buscar os membros de uma Igreja Adventista de um determinado bairro ou cidade; aliás, Ele não virá buscar membro de igreja. Ele virá buscar Seu povo ao redor de todo o planeta! Por isso, a beleza do plano divino com relação aos dízimos e ofertas: contemplam a igreja local e a igreja mundial. Já pensaram se fôssemos agora fazer uma campanha para arrecadar fundos para enviar para o Haiti? Quanto tempo levaria para essa ajuda chegar lá? Mas se fizermos o correto, colocando nossa oferta para ser dividida entre a igreja local e a mundial, essa ajuda pode chegar muito mais rápido do que podemos imaginar. Além de ajudar outras igrejas ao redor do mundo que também estão clamando por ajuda, mas que não têm o apoio da mídia para chegar até nós, a notícia do seu sofrimento, já que suas necessidades são uma constante ao longo dos anos, não são frutos de uma catástrofe das dimensões do Haiti, que dão "furo de reportagem". Só Deus sabe o que estão passando. Não podemos fechar os olhos e os ouvidos a este clamor, e olhar apenas para os nossos umbigos. Aqui no Brasil precisamos de ajuda? Sim, qual é o país de 3º mundo que não precisa? Principalmente onde existem igrejas em construção. Mas não podemos olhar apenas para nossas necessidades; precisamos também nos compadecer das necessidades dos nossos irmãos, pois Jesus disse: "Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." Mateus 25:40 Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário: